Depósito Passa Quatro

Depósito de Passa Quatro

Depósito de Passa Quatro

Regional responsável: Sul de Minas

Município: Passa Quatro

O depósito, além de servir de abrigo, serve também para a manutenção do material rodante utilizado no Trem da Serra da Mantiqueira.

Inaugurado em 1900, tendo sido construído pela empresa Minas e Rio para servir de oficina às locomotivas que ficavam lotadas em Passa Quatro, especialmente aquelas que trabalhavam no lado mineiro da Serra da Mantiqueira, fazendo o trajeto Passa Quatro – Estação Coronel Fulgêncio, sendo que hoje este é o trajeto percorrido pelo Trem da Serra da Mantiqueira, possui vala para manutenção da parte inferior do material rodante.

A ABPF vem reformando o depósito, sendo que o telhado já foi todo recuperado, com reparação da estrutura, substituição das peças de madeira danificadas/comprometidas e recebendo todas as telhas do tipo francesa idênticas as originais novas.

Foram fabricadas e instaladas também novas janelas e batentes em madeira, seguindo o estilo original que substituíram as “barras de ferro” instaladas pela RFFSA. Foi realizada a remoção de todo o revestimento feito pela RFFSA para retornar o depósito ao seu aspecto original de “tijolinhos” mas, infelizmente, quando da aplicação do revestimento os tijolos foram todos picotados para aderência da argamassa, o que inviabilizou deixá-los expostos novamente. Sendo assim, um novo revestimento foi aplicado.

A reforma sempre teve como uma de suas premissas trazer o depósito para um estado mais próximo de sua construção original, o que está sendo feito dentro do possível. Os principais trabalhos planejados e em execução adiante são:

  • Fabricação de novos portões de metal, seguindo o desenho do portão existente no depósito de Baldeação em Cruzeiro-SP, que também foi construído pela ferrovia Minas e Rio.
  • Concretagem da área interna para melhorar o ambiente de trabalho no interior do depósito e re-estruturação da oficina.
  • Demarcação e criação de um caminho para visitação do depósito após concluída a reforma.
  • Pintura completa de toda a edificação (interna e externa).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *