Estações
Em construção
- Passa Quatro
- São Lourenço
- Soledade de Minas
- Rio de Janeiro
- Cabine de Sinalização N3 (Rio de Janeiro)
- Campinas
- Jaguariúna
- Guararema
- Paranapiacaba
- Paranapiacaba (museu)
- São Paulo
- Estação do Memorial
- Apiúna
- Apiúna
- Rio Negrinho
- Piratuba
- Marcelino Ramos
O meu comentário na verdade é uma pergunta: Porque foi desativado o trajeto entre Pedregulho e Rifaina? Morei em Franca entre 1994 e 1997 e tive o imenso prazer, por duas vezes , de passear nos antigos trens preservados pela ABPF.
Olá,
foi devido a falta de público, que tornava inviável a manutenção do passeio e falta de interesse dos municípios.
Por que não reativar o passeio turístico Campinas-Santos?
Olá,
principalmente devido a complexidade de tal projeto. A ABPF tem como objetivo a preservação ferroviária, não apenas abrir passeios turísticos. Os trens turísticos são criados com o intuito de gerar receita para se manter o tralho de preservação.
No caso de um projeto Campinas – Santos, o primeiro passo é um estudo de viabilidade, mas a princípio já vemos alguns problemas:
– Altamente complexo, pois envolve no minimo usar linhas de 3 ferrovias diferentes
– Não existe mais material rodante original que possa ser restaurado ou colocado em uso.
– O custo de implantação é proibitivo para a ABPF
– Tem que se analisar a validade do passeio em termos de preservação.
Atenciosamente
Quem sabe a Rumo se interesse por este projeto, j[a existe alguma iniciativa neste sentido?
A Rumo é uma das maiores parceiras da ABPF.